Primeiros Passos

Comece agora a preparar o futuro da sua casa de axé!

PASSO 01 – Crianças e adolescentes

Saiba quantas crianças e adolescentes tem no templo! Saiba a idade de cada uma! Depois desse levantamento, talvez, você prefira criar turmas por faixa etária, exemplo, no Ègbé Tiwa temos duas turmas com crianças a partir dos 4 até 8 anos e crianças e adolescentes de 9 até 14 anos, pois utilizamos abordagens diferentes para cada turma. Com os dados sobre a quantidade de crianças e adolescentes ficará mais fácil escolher o local para as atividades.

PASSO 02 – O espaço disponível

Olhe o seu templo, veja-o com outros olhos! Observe os espaços, busque por um espaço relativamente tranquilo, de preferência à sombra, onde não sejam interrompidos com frequência e que não atrapalhe a rotina do templo. Não se preocupe em ter uma sala com mesas, cadeiras ou mesmo carteiras! A simplicidade é o lema. Seguindo as tradições do seu templo use o material mais adequado para ambientar o espaço, almofadões, esteiras de palha, tapetão felpudo, tatames montáveis são algumas possibilidades. O importante é criar um clima aconchegante e ao mesmo tempo de informalidade. Evite a estrutura formal de escolinha, as crianças e adolescentes já tem isso na sua rotina. Experimente o espaço, não se preocupe se tiver que mudar, adaptações serão absolutamente comuns e muitas vezes necessárias em função das atividades do seu templo.

PASSO 03 – Sobre o que falar

Como falar? Que atividades apresentar? Aqui no cantinho dentro Meu Coração Africano, o Ègbé Tiwa disponibilizará planos de aula que já produzimos no projeto para dar algumas ideias. Pode aproveitar todo material, fazer suas adaptações, fique à vontade! Mas antes, converse com o seu sacerdote ou sacerdotisa sobre os temas que apresentamos e vejam se são pertinentes a sua raiz e a sua tradição.
Aproveite esse momento com seu sacerdote ou sacerdotisa e defina o tempo que disponibilizarão para o projeto no calendário de atividades do seu templo. No Ègbé Tiwa seguimos o calendário do nosso templo e atrelamos o tema das atividades aos temas dos festivais, por exemplo, Festival dos Caçadores, falamos sobre os orixás caçadores e aproveitamos para falar dos atributos desses orixás, como estratégia, civilidade, ponderação, coragem, coletividade, generosidade entre outros. No sábado, que antecede a celebração, preparamos tudo e no domingo de manhã de 09h às 12h acontece a edição, são três horas de intensa atividade.

PASSO 04 – Montando a equipe

Após a aprovação do seu sacerdote ou sacerdotisa é a hora de montar uma equipe e encontrar parceiros nessa empreitada. Faça um pequeno resumo sobre o seu projeto e seus objetivos, assim, fica mais fácil apresentar para os irmãos e irmãs. Convide a todos! Embora seja importante que as pessoas que compõe a equipe tenham o mínimo de afinidade com as atividades propostas, não deixe de aproveitar os talentos que já estão no templo, aquele irmão que costura bem, aquela irmã super jeitosa com decoração, é impressionante como alguns estão escondidos.
Ressaltamos que todos do templo, podem contribuir em algum momento no projeto, ainda que não seja lidando diretamente com as crianças. Não desanime se a sua equipe não for muito grande, viu? O projeto Ègbé Tiwa funciona com uma equipe de sete pessoas, contando com o sacerdote, como Coordenador Geral. Vale ressaltar que naquele momento dedicado às crianças, as pessoas que fizerem parte dessa equipe devem ficar disponíveis exclusivamente para esse fim! Portanto, adeque o tempo das atividades, a disponibilidade do espaço, a quantidade de pessoas na equipe, às possibilidades da sua casa.

PASSO 05 – Organizar a equipe

Depois conseguir seus colaboradores, faça uma reunião com essa equipe, se possível com a presença do sacerdote ou sacerdotisa. Agora é a hora de construir a edição que está por vir! Apresente seu planejamento e suas ideias para a primeira edição, mas ouça a equipe. Dialoguem, ouçam as sugestões uns dos outros, escolha o nome do projeto, crie uma marca, troquem ideias, definam as atribuições, definam as atividades que serão utilizadas, alterem, mudem o que for necessário, construam juntos, esse é o momento!
Possivelmente será preciso mais de uma reunião nesse período de construção. Não tenha pressa! Nós do Ègbé Tiwa, levamos cerca de 3 meses, entre o esboço da ideia, passando por todas as etapas acima, até a realização da primeira edição. Como sugestão, temos um cronograma básico, depois de muitos erros e acertos (ninguém é perfeito heheheee) é o que usamos para preparar cada edição, talvez o ajude! Use sem moderação!

PASSO 06 – Divulgação

Tudo sendo preparado, é hora de fazer o convite aos pais e/ou responsáveis. Informe o que é o projeto, quando irá acontecer, sobre o que irão falar, e peçam que confirmem presença das crianças, vai ajudar a equipe a estruturar melhor a edição, por exemplo, na confecção do material que será utilizado. Informe também aos irmãos e irmãs que, porventura, não puderam acompanhar a implementação do projeto, sobre a realização da edição, para que não se sintam preteridos. É importante agregar a todos.

PASSO 07 – O grande dia

Tudo pronto! Agora é a hora do grande teste. Prepare-se para o pior – brincadeira – mas, podem acontecer mudanças em cima da hora. Lembre-se, o planejamento é um orientador, um norte, uma forma de organizar as ideias, mas não é engessado, pode e deve ser mudado, se for necessário. É a turminha que dará as respostas sobre o planejamento, se ele funcionou ou não, se ele oi interessante ou não. Se possível, fotografe, filme, observe, fique atento a cada atividade. É importante também, deixar o espaço organizado após o uso, assim as crianças aprendem a cuidar e manter o espaço do templo. Aproveite e peça ajuda aos adolescentes, caso tenha na sua turma, afinal eles serão exemplo para os pequenos!

Um bônus: Nós do Ègbé Tiwa sempre aproveitamos antes das edições para entregar aos pais, um documento que consideramos de suma importância, a Autorização dos Pais. Esse documento, nós criamos para resguardar o projeto e a equipe em relação a uma série de situações que possam envolver as crianças e adolescentes do templo e também as crianças visitantes, por exemplo, tomar cuidado com as quizilas/ewo de uma criança iniciada, a permissão ao não do uso de imagem, a ministração de medicações e etc. Se quiser pode usar o modelo que produzimos, fique à vontade para fazer adaptações. Caso você utilize esse documento, sugerimos que os guarde bem, e todo ano peça aos pais que assinem uma nova autorização, pois ao longo de um ano muita coisa pode acontecer.

PASSO 08 – Avaliação

Enfim, depois muita diversão, muita alegria, muita brincadeira, muito aprendizado e muito trabalho, é hora de contabilizar os erros e acertos, é importante ver o que pode ser melhorado, alterado ou mantido. Peça que a equipe faça suas avaliações também. Não precisa ser logo após a edição, todos estarão cansados, pode ser na semana seguinte ao evento ou mesmo na próxima reunião da equipe, pode também pedir que os componentes da equipe enviem um relatório por email ou whatsapp. O importante é que não demore muito, pois esquecemos alguns detalhes com o passar do tempo, e essas informações serão extremamente úteis para as próximas edições. Depois pergunte aos responsáveis se as crianças mencionaram algo sobre a edição. Ah! Conta pra gente como foi!

Tire suas dúvidas, conte ou partilhe a sua experiência diretamente com Equipe do Egbé Tiwa